Fios e Cabos Elétricos

Comercialização e distribuição de fios e cabos elétricos de alta qualidade, para todo o Brasil, com agilidade, segurança e pontualidade. Consolidamos nossa posição privilegiada no mercado através de parcerias com fabricantes reconhecidos no setor, garantindo assim a qualidade dos nossos produtos.

Fios e cabos elétricos
Fios e cabos elétricos
Fios e cabos elétricos
Fios e cabos elétricos

Fios ou cabos? A diferença está na quantidade e na espessura dos filamentos que compõem cada um, ou seja:

  • Fio elétrico: possui único e espesso filamento
  • Cabo elétrico: apresenta diversos filamentos finos e entrelaçados

A KR Materiais Elétricos ocupa posição de destaque entre as principais distribuidoras de fios e cabos elétricos do Estado de São Paulo e do Brasil. Seu portfólio é composto por todos os modelos de fios e cabos elétricos, e a empresa atende clientes nacionalmente, com preços competitivos, rapidez e pontualidade.

Todos os fios e cabos elétricos que fornecemos são produtos certificados com o selo de qualidade ISO, fabricados por empresas de ponta no segmento, líderes de mercado em nosso país.

Aplicações dos fios e cabos elétricos

Dentre as inúmeras aplicações do fio rígido, destacam-se:

  • Instalações internas fixas
  • Instalações de iluminação e energia industriais, comerciais e residenciais
  • Redes de distribuição de energia elétrica embutidas em eletrodutos, bandejas ou canaletas.

Essas indicações decorrem principalmente em função de seu elevado nível de condutividade elétrica e da ótima resistência mecânica e química que oferece.

Muitos são os benefícios do uso do fio rígido, como, por exemplo:

  • Resistência ao calor
  • Resistência à corrosão
  • Segurança
  • Facilmente recicláveis

As aplicações dos fios e cabos elétricos são inúmeras e variam de acordo com o tipo de condutor:

Fios sólidos

Indicados para instalações de luz e força internas, fixas, industriais, comerciais e residenciais. Podem ser embutidos em eletrodutos, bandejas ou canaletas.

Cabo Flex 750V

Indicados para instalações internas fixas, industriais, comerciais e residenciais de luz e força, painéis de comando, sinalização e nas instalações elétricas de automóveis e veículos motorizados. Podem ser embutidos em eletrodutos, bandejas ou canaletas.

Cabo Flex 1kV

Indicados nos circuitos de alimentação e distribuição de energia, em instalações industriais e subestações de transformação. Ideal para uso externo ou subterrâneo em locais de excessiva umidade ou diretamente enterradas no chão. Pode ser distribuído em eletrodutos, bandejas e canaletas.

Cabo Flexível PP 500V

São indicados na alimentação de aparelhos eletrodomésticos, máquinas e ferramentas elétricas portáteis, que requerem cabo de alta flexibilidade e resistência à abrasão.

Cabo Múltiplo Flexível HEPR 0,6/1kV

São indicados nos circuitos de alimentação e distribuição de energia elétrica para até 0,6/1 kV, bem como nas instalações fixas comerciais, residenciais e industriais que requeiram flexibilidade nas instalações de painéis, caixas de derivação, entre outras aplicações.

Cabo de Cobre Nu

Nas instalações de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica e no sistema de aterramento.

Cabo Manga

É indicado para aparelhagens de comunicação, automação bancária e industrial, transferência de sinais, instrumentação, bem como em matrizes de processamento, entre outras.

Cabo de Instrumentação

É utilizado para aplicações de transmissão de dados de sinais, em instrumentação eletrônica de instalações industriais e telemetria em áreas petroquímicas, químicas, cloroquímicas, papel e celulose etc. Para instalações onde se requer proteção contra interferência, ruídos, campos magnéticos e boa resistência mecânica e esforços radiais.

Características dos fios e cabos elétricos

Múltiplas são as características dos fios e cabos elétricos:

  • Fios sólidos
  • Condutor: Formado por fio de cobre nu, eletrolítico, sólido, Classe 1, têmpera mole e com tensão nominal 450/750V.
  • Isolação: Isolado com Policloreto de Vinila (PVC), tipo PVC/A, para 70 °C, antichama (BWF-B).
  • Cabo Flex 750V
  • Condutor: Formado por fios de cobre nu, eletrolítico, têmpera mole, encordoamento Classes 4 e 5 (flexíveis), tensão nominal 450/750V.
  • Isolação: Isolado com Policloreto de Vinila (PVC), tipo PVC/A, para 70 °C, antichama (BWF-B).
  • Cabo Flex 1kV
  • Condutor: Formado por fios de cobre nu, eletrolítico, têmpera mole, encordoamento Classe 5 (flexível), tensão nominal 0,6/1kV.
  • Isolação: Isolado com composto termofixo Etileno Propileno (HEPR), tipo alto módulo, para 90 °C e cobertura de Policloreto de Vinila (PVC), ST 2 antichama (BWF-B).
  • Cabo Flexível PP 500V
  • Condutor: Formado por fios de cobre nu, eletrolítico, têmpera mole, encordoamento Classe 5 (flexível), tensão nominal 500V.
  • Isolação: As veias são isoladas com Policloreto de Vinila (PVC), tipo PVC/D, para 70 °C, torcidas entre si, formando o núcleo e cobertura extrudada com Policloreto de Vinila (PVC) tipo ST 5.
  • Cabo Múltiplo Flexível HEPR 0,6/1kV
  • Condutor: Formado por fios de cobre nu, eletrolítico, têmpera mole, encordoamento Classes 4 e 5 (flexíveis), tensão nominal 0,6/1kV.
  • Isolação: Isolado com composto termofixo Etileno Propileno (HEPR) de alto módulo, para 90 °C, veias torcidas entre si, formando o núcleo e cobertura extrudada com Policloreto de Vinila (PVC), tipo ST 2, antichama (BWF-B).
  • Cabo de Cobre Nu
  • Condutor: Formado por fios de cobre nu, eletrolítico, têmpera meio dura, sólido, encordoamento classe 2A e 3A. (7 ou 19 fios)
  • Cabo Manga
  • Condutor: Formados por fios de cobre eletrolítico nu, encordoamentos (classes 4 e 5), também têmpera mole. Estes cabos tem cobertura em PVC e para melhor identificação para instalação e manutenção possuem as veias coloridas.
  • Isolação: Isoladas com Policloreto de Vinila (PVC) 70°C, o cabo manga é fabricado em três tipos. O Cabo Manga BT (Blindado Trança), com blindagem em malha de cobre; o Cabo Manga BFA (Blindagem em Fita de Alumínio); e o Cabo Manga SB (Sem Blindagem).
  • Cabo de Instrumentação
  • Condutor: Formados por fios de cobre eletrolítico nu, encordoamentos (classes 5), com tensão nominal de 300V.
  • Isolação: Isoladas com Policloreto de Vinila (PVC) ST2, para temperaturas em regime de até 105ºC. A blindagem do cabo de instrumentação é feita em fita de alumínio + dreno de cobre estanhado 0,50 mm2.

FIO SÓLIDO ANTICHAMA 450/750V

CONDUTORFormado por fio de cobre nu, eletrolítico, sólido, Classe 1, têmpera mole, tensão nominal 450/750V.
ISOLAÇÃOIsolado com Policloreto de Vinila (PVC), tipo PVC/A, para 70 °C, antichama (BWF-B).
APLICAÇÃOSão indicados para instalações internas fixas, industriais, comerciais e residenciais de luz e força, embutidos em eletrodutos, bandejas ou canaletas.
NORMASNBR NM-247-3 e NBR NM 280 da ABNT/Mercosul.

CABO ANTICHAMA FLEXÍVEL 450/750V

CONDUTORFormado por fios de cobre nu, eletrolítico, têmpera mole, encordoamento Classes 4 e 5 (flexíveis), tensão nominal 450/750V.
ISOLAÇÃOIsolado com Policloreto de Vinila (PVC), tipo PVC/A, para 70 °C, antichama (BWF-B).
APLICAÇÃOSão indicados para instalações internas fixas, industriais, comerciais e residenciais de luz e força, painéis de comando, sinalização e nas instalações elétricas de automóveis e veículos motorizados, embutidos em eletrodutos, bandejas ou canaletas.
NORMASNBR NM-247-3 e NBR NM 280 da ABNT/Mercosul.

CABO FLEXÍVEL HEPR 0,6/1kV

CONDUTORFormado por fios de cobre nu, eletrolítico, têmpera mole, encordoamento Classe 5 (flexível), tensão nominal 0,6/1kV.
ISOLAÇÃOIsolado com composto termofixo Etileno Propileno (HEPR), tipo alto módulo para 90 °C e cobertura de Policloreto de Vinila (PVC), ST 2 antichama (BWF-B).
APLICAÇÃOSão indicados nos circuitos de alimentação e distribuição de energia, em instalações industriais, subestações de transformação, ao ar livre ou subterrâneas, em locais de excessiva umidade ou diretamente enterradas no chão, em eletrodutos, bandejas e canaletas.
NORMASNBR 7286 e NBR 5410 da ABNT, NBR NM-280 da ABNT/Mercosul.

CABO FLEXÍVEL PP 500V

CONDUTORFormado por fios de cobre nu, eletrolítico, têmpera mole, encordoamento Classe 5 (flexível), tensão nominal 500V.
ISOLAÇÃOAs veias são isoladas com Policloreto de Vinila (PVC), tipo PVC/D, para 70 °C torcidas entre si, formando o núcleo e cobertura extrudada com Policloreto de Vinila (PVC) tipo ST 5.
APLICAÇÃOSão indicados na alimentação de aparelhos eletrodomésticos, máquinas e ferramentas elétricas portáteis, que requerem cabo de alta flexibilidade e resistência à abrasão.
NORMASNM-247-53 da ABNT e NBR NM 280 da ABNT/Mercosul.

CABO MULTIPLO FLEXÍVEL HEPR 0,6/1KV

CONDUTORFormado por fios de cobre nu, eletrolítico, têmpera mole. encordoamento Classes 4 e 5 (flexíveis), tensão nominal 0,6/1kV.
ISOLAÇÃOIsolado com composto termofixo Etileno Propileno (HEPR). de alto módulo para 90 °C, veias torcidas entre si, formando o núcleo e cobertura extrudada com Policloreto de Vinila (PVC), tipo ST 2, antichama (BWF-B).
APLICAÇÃOSão indicados nos circuitos de alimentação e distribuição de energia elétrica para até 0,6/1 kV, nas instalações fixas comerciais, residenciais e industriais que requeiram flexibilidade nas instalações de painéis, caixas de derivação etc.
NORMASNBR 7286 da ABNT e NBR NM-280 da ABNT/Mercosul.

CABO DE COBRE NU

CONDUTORFormado por fios de cobre nu, eletrolítico, têmpera meio dura, sólido, encordoamento classe 2A e 3A.
APLICAÇÃONas instalações de sistema de aterramento.(SPDA)
NORMASNBR 5111 e NBR 6524 da ABNT.

CABO MANGA

CONDUTORFormados por fios de cobre eletrolítico nu, encordoamentos (classes 4 e 5), também têmpera mole. Estes cabos têm cobertura em PVC e, para melhor identificação para instalação e manutenção, possuem as veias coloridas.
ISOLAÇÃOIsoladas com Policloreto de Vinila (PVC) 70°C, o cabo manga é fabricado em três tipos. O Cabo Manga BT (Blindado Trança), com blindagem em malha de cobre; o Cabo Manga BFA (Blindagem em Fita de Alumínio); e o Cabo Manga SB (Sem Blindagem).
APLICAÇÃOSão indicados para aparelhagens de comunicação, automação bancária e industrial, transferência de sinais, instrumentação, bem como em matrizes de processamento etc.
NORMASNBR NM IEC 60332-3-23 (Categoria B), DIN VDE 0295, IEC 60228, RAL 7001, RAL 9005, RoHS.
BITOLAS MAIS UTILIZADAS NO MERCADO26 AWG(0,14): Diam. cond. int.: 0,50mm / Diam. isol. (nom.): 1,0mm
24 AWG(0,20): Diam. cond. int.: 0,59mm / Diam. isol. (nom.): 1,1mm
22 AWG(0,30): Diam. cond. int.: 0,75mm / Diam. isol. (nom.): 1,3mm
QUANTIDADE DE VIAS2 // 3 // 4 // 5 // 6 // 7 // 8 // 10 // 12 // 14 // 16 // 18 // 20 // 22 // 24 // 26

CABO DE INSTRUMENTAÇÃO

CONDUTORFormados por fios de cobre eletrolítico nu, encordoamentos (classes 5), com tensão nominal de 300V.
ISOLAÇÃOIsoladas com Policloreto de Vinila (PVC) ST2 para temperaturas em regime de até 105ºC. A blindagem do cabo de instrumentação é feita em fita de alumínio + dreno de cobre estanhado 0,50 mm2. Os cabos com mais de 2 pares possuem blindagem individual (de cada par) e total (de todos os condutores), ou seja, duas blindagens.
APLICAÇÃOO cabo de instrumentação é utilizado para aplicações de transmissão de dados de sinais, em instrumentação eletrônica de instalações industriais e telemetria em áreas petroquímicas, químicas, cloroquímicas, papel e celulose etc. Para instalações onde se requer proteção contra interferência, ruídos, campos magnéticos e boa resistência mecânica e esforços radiais.
NORMASNBR 10300 (cabos com isolação extrudada de PE ou PVC para tensão até 300V) e NBR NM 280 (condutores de cabos isolado).
QUANTIDADE DE VIAS E BITOLASNÚMERO DE VIAS: 1 par (2 vias) até 24 pares (72 vias) BITOLAS: 0,50mm2 à 2,50 mm2

Fios e Cabos Elétricos KR Materiais Elétricos

Para adquirir os fios e cabos elétricos da KR Materiais Elétricos, entre em contato com nossa equipe comercial por meio dos nossos canais de atendimento.